Castelos e Vinhos de Portugal

Um roteiro para conhecer castelos históricos, palácios e degustar seus melhores vinhos de Portugal.  Como na Adega Cartuxa e Herdade do Esporão, harmonizando com a sua espetacular gastronomia.

Oportunidade para quem quer conhecer as paisagens mais belas de Portugal, passando por Lisboa, Sintra, Cascais, Évora, Batalha, Ourém, Guimarães, e Porto.

Em uma única viagem, visite lugares históricos e saboreie a gastronomia local e aprofunde-se sobre os vinhos portugueses.

HISTÓRIA DOS VINHOS DE PORTUGAL

Como um país antigo, que liderou muitas navegações, a história de Portugal é cheia de cultura e tradição. Uma delas é a produção de vinho que, no século XVIII, estava a todo vapor na região de Douro, uma das mais importantes para a viticultura mundial.

PRINCIPAIS REGIÕES VINÍCOLAS DE PORTUGAL

VALE DO DOURO

A região dona do primeiro lugar é o Vale do Douro, muito conhecida pelo Vinho do Porto, que, historicamente, surgiu pela necessidade de melhorar a qualidade dos vinhos de mesa, que, na época, não eram muito bons. O Vinho do Porto tem classificações diferentes, considerando o tempo de guarda.

Quando o Vinho do Porto é conservado por três anos, chama-se Ruby, a partir de 3 anos, denomina-se Tawny, e uvas envelhecidas por mais de 3 anos em madeira são classificadas como Vintage. Independente da classificação, todos têm sabor único, agradável e digno de apreciação, com moderação, é claro!

DÃO

O Dão está localizado no Centro-Norte de Portugal, em uma área montanhosa, que o protege dos ventos frios do Norte e da umidade do oceano. Cerca de 20 mil hectares de vinhedos e a maioria das uvas cultivadas neles são tintas, com sabor mais seco e doce. O clima frio do Dão interfere na maturidade da uva, que demora um pouco mais, sendo assim os taninos costumam ser mais intensos.

MINHO

A região de Vinho Verde é Minho, que cultiva suas uvas de maneira um pouco diferentes, em pérgulas de granito ou guirlandas, ou seja, mais acima do solo o que, junto com o clima frio, previne o surgimento de fungos. Devido a isso, o amadurecimento das uvas portuguesas é mais lento, o que ajuda a equilibrar a acidez e a doçura.

LISBOA

Ainda podemos citar Lisboa, com cerca de 55 mil hectares de vinícolas influenciadas pela brisa marítima. Sendo assim, a gradação alcoólica é bem menor, o que torna os vinhos mais suaves e leves, ideais para quem gosta de degustar algo mais refrescante e doce.

ALENTEJO

A região de Alentejo é uma das mais importantes para Portugal, ocupando a quase totalidade do país. Seus solos de diferentes níveis de altitude permitem que muitos terroirs existam. Sendo assim, com todas as técnicas desenvolvidas para tal, a produção de vinhos é excelente.

Alentejo carrega a responsabilidade de maior região produtora de vinhos portugueses. Geralmente, os vinhos tintos possuem coloração bem escura, sabor frutado e textura bem macia e aveludada. Sendo assim, são bebidas elegantes. Portanto, o Alentejo é sem dúvida uma das regiões a ser visitada em Portugal.

Conheça abaixo os detalhes desse roteiro personalizado. Oferecemos serviços de transporte com motorista privativo para sua comodidade. Caso prefira alugar um carro, ou mesmo modificar o roteiro é possível.

Como o programa pode ser totalmente personalizado, podemos ajustar de acordo com suas expectativas. Consulte-nos para modificações e/ou personalizações, assim como para tarifário em outras categorias de acomodações e mais noites.