Um roteiro para quem quer conhecer vinícolas na Espanha, incluindo a mais famosa região, La Rioja, paraíso do Enoturismo. Começaremos com Bilbao, a cidade do Guggenheim; passando por Logroño, a capital de La Rioja; a vinícola Vivanco, onde também funciona o Museu da Cultura do Vinho; Laguardia, um dos vilarejos mais lindos da região; e Haro, a cidade com maior índice de barris por habitante em todo o mundo. O itinerário termina em Madri, capital da Espanha.
Melhor época para viajar: Ano Todo
RIOJA – ESPANHA
Situada no nordeste do país, às margens do rio Ebro, com 63.593 hectares de vinhedos distribuídos no território das três províncias que margeiam o rio: La Rioja, Álava e Navarra. Cem quilômetros de distância separam Haro, a cidade mais ocidental, de Alfaro, a mais oriental.
As primeiras vinhas desse vale remontam ao período romano e a cultura do vinho foi mantida durante a Idade Média pelos monges. No entanto, durante séculos, a principal cultura local foi a de cereais. O vinho só tomaria lugar de destaque na Idade Moderna, com o aparecimento das cidades e o florescimento do comércio.
O auge, porém, foi com a fundação de vií?colas históricas em meados do século XIX, a chegada da estrada de ferro e dos compradores franceses.
TRÊS ZONAS
Desde então, as vinícolas de Rioja têm estado à frente de muitas revoluções na indústria do vinho espanhol, especialmente durante a revolução tecnológica da década de 1970. A Denominação de Origem Qualificada foi dada em Abril de 1991, fazendo com que Rioja se tornasse a primeira região a receber o status de DOCa.
A DOCa Rioja possui três zonas distintas de produção: Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Oriental (até 2018 denominada Rioja Baja). Rioja Alavesa fica a oeste da cidade de Logroño, na margem norte do rio Ebro.
VINÍCOLAS VISITADAS
Esse roteiro pela região vinícola de Rioja contempla quatro experiências em adegas ou vinícolas. Exemplo, com a vinícola ‘Bodegas Muga’, um local que se orgulha por oferecer autenticidade, espontaneidade e emoções reais em todos os seus vinhos ali produzidos. No local será possível ter uma aula de iniciação à degustação bem como um tour completo pela vinícola. Assim como, visita a uma das mais importantes vinícolas da região: ‘Bodegas Baigorri’, nos pés das montanhas Sierra de Cantabria. Degustação de vinhos e azeites estão incluídas na visita.
Em Logroño, caminhe ao longo das vinhas e participe de pequenas experiências na vinícola explorando os processos de fermentação do vinho. E é claro, não deixe de degustar uma variedade de vinhos, desde os mais novos aos vinhos mais antigos, percebendo a peculiaridade entre eles.
Por fim, visita a uma das mais importantes e prestigiadas vinícolas da região, marcada pela sua imponente arquitetura: a ‘Bodega Marquês de Riscal’.
O programa pode ser totalmente customizado. Consulte-nos para modificações e/ou customizações, assim como para tarifário em outras categorias de acomodações e mais noites.